• Blog oficial do Centrinho-USP

    Este é o Blog oficial do Hospital Centrinho-USP, criado pela equipe do Serviço de Comunicação (SerCom). Compartilhe as informações contidas aqui. Nosso objetivo é divulgar os serviços desta unidade da USP.
  • TV TEM destaca o trabalho do Centrinho na série ‘Joias do Interior’

    Neste novo vídeo, quem conta sua história e fala sobre o tratamento é a jovem Gabriela Viana e sua mãe, Claudinéia, de Bauru. Clique na imagem e confira!

  • Dia a dia do Hospital (Jogo de Cintura, TV TEM, 04/10/14)

    O dia a dia do Centrinho-USP. Histórias de gente que é exemplo de superação, dedicação e alegria!

  • Primeiros sons (Fantástico, TV Globo, 07/09/14)

    Crianças escutam pela 1ª vez e têm reações emocionantes

  • Sistema FM (TEM Notícias, TV TEM)

    Teste

    Centrinho usa sistema FM para facilitar aprendizado de crianças com problemas auditivos. Reportagem: Evandro Cini

  • Implante Coclear (Encontro com Fátima Bernardes, TV Globo, 11/11/14)

    Encontro com Fátima Bernardes mostra tecnologias que auxiliam a vida de pessoas com deficiência, como a do pequeno Enzo, usuário de implante coclear

  • Fissura labiopalatina (Bem Estar, TV Globo, 24/06/13)

    Programa Bem Estar, da TV Globo, exibe matéria sobre tratamento da fissura labiopalatina. Reportagem: Giuliano Tamura

  • Fissura labiopalatina (Hoje em Dia, Rede Record)

    Quadro "Você e o doutor", do Programa Hoje em Dia, da Rede Record, destaca cuidados com bebês com fissura labiopalatina

  • Fissura labiopalatina (Hoje em Dia, Rede Record, 16/11/11)

    Record faz reportagem especial sobre fissura labiopalatina. Confira!

  • Centrinho tatuado (Jornal da Cidade, Bauru, 13/04/12)

    A história de Gabriela Oliveira da Silva, 22 anos, gaúcha, moradora de Pelotas, não é só de recuperação de saúde, vida social e gratidão, mas também de homenagem ao tratamento que recebeu nos últimos 20 anos no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP (HRAC/USP) de Bauru, conhecido como Centrinho.

  • Estadão

    Hospitais paulistas que atendem pacientes de todo o país foram destaque em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. Clique na imagem acima e confira a matéria na íntegra, que também aborda o trabalho do Centrinho-USP.

  • Imprensa destaca 20 anos do implante coclear no Brasil

    Dia 14/5/2010, reportagem foi destaque no programa Direto da Redação, veiculado nacionalmente pela Record News

  • “Jornal Mural”: leia nosso informativo de Comunicação Interna

    Essa é uma publicação semanal do Centrinho-USP, parte das estratégias de comunicação interna do Hospital.
  • Nossa instituição

    Hospital universitário, vinculado à Universidade de São Paulo, público, fundado em junho de 1967, que oferece tratamento integral nas áreas de anomalias craniofaciais e deficiências auditivas, pelo SUS, por meio de equipe multidisciplinar.

  • PARCEIROS

Solenidade marca os 49 anos do Centrinho-USP nesta sexta, dia 24

fachada_centrinhoO Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) completa 49 anos de fundação neste dia 24 de junho.

Para comemorar a data, será realizado às 8h30 desta sexta-feira, dia 24, no jardim interno do Hospital, o hasteamento da Bandeira Nacional, com a presença da professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, superintendente do HRAC e diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), e membros da comunidade do campus USP de Bauru.

À frente do Centrinho-USP desde janeiro, a professora Maria Aparecida destaca que duas das prioridades atuais são as ações para a implantação da tão esperada Faculdade de Medicina no campus – em que o HRAC tem papel fundamental – e uma maior inserção de alunos de graduação em Odontologia e Fonoaudiologia da FOB no Hospital.

“Também temos como prioridade ajustes com vistas a melhorar a qualidade da prestação de serviços do Hospital, com foco na valorização dos servidores técnico-administrativos e no atendimento ao paciente”, ressalta.

A instituição
Instituição pública de ensino, pesquisa e extensão, o Centrinho-USP integra o campus de Bauru da USP juntamente com a FOB e a Prefeitura do Campus. O Hospital foi fundado em 24 de junho de 1967, para oferecer tratamento a pessoas com malformação craniofacial – especialmente a fissura labiopalatina – e síndromes associadas.

A partir da década de 1980, passou a atuar também na área da saúde auditiva, sendo pioneiro no país no tratamento cirúrgico com implante coclear (desde 1990), com mais de 1.500 cirurgias já realizadas nessa área. Com foco na completa reabilitação e no cuidado humanizado ao paciente, o Centrinho-USP oferece atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS).

Reconhecido como hospital de ensino pelos Ministérios da Saúde e da Educação, é um importante núcleo de geração e difusão do conhecimento, inovações e protocolos de tratamento. Isso é possível por meio de programas de ensino e da atuação na área da pesquisa, inclusive por meio de convênios com renomadas instituições do exterior e financiamento de órgãos de fomento nacionais e internacionais.

Atualmente são oferecidos 17 cursos de pós-graduação stricto sensulato sensu e de extensão, todos gratuitos, com cerca de 220 alunos matriculados. Desde 1995, quando tiveram início os programas de ensino do Hospital, mais de 1.300 mestres, doutores e especialistas do Brasil e estrangeiros já foram titulados. A excelência da instituição é reconhecida também por diversos prêmios e certificações nacionais e internacionais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: