• Blog oficial do Centrinho-USP

    Este é o Blog oficial do Hospital Centrinho-USP, criado pela equipe do Serviço de Comunicação (SerCom). Compartilhe as informações contidas aqui. Nosso objetivo é divulgar os serviços desta unidade da USP.
  • TV TEM destaca o trabalho do Centrinho na série ‘Joias do Interior’

    Neste novo vídeo, quem conta sua história e fala sobre o tratamento é a jovem Gabriela Viana e sua mãe, Claudinéia, de Bauru. Clique na imagem e confira!

  • Dia a dia do Hospital (Jogo de Cintura, TV TEM, 04/10/14)

    O dia a dia do Centrinho-USP. Histórias de gente que é exemplo de superação, dedicação e alegria!

  • Primeiros sons (Fantástico, TV Globo, 07/09/14)

    Crianças escutam pela 1ª vez e têm reações emocionantes

  • Sistema FM (TEM Notícias, TV TEM)

    Teste

    Centrinho usa sistema FM para facilitar aprendizado de crianças com problemas auditivos. Reportagem: Evandro Cini

  • Implante Coclear (Encontro com Fátima Bernardes, TV Globo, 11/11/14)

    Encontro com Fátima Bernardes mostra tecnologias que auxiliam a vida de pessoas com deficiência, como a do pequeno Enzo, usuário de implante coclear

  • Fissura labiopalatina (Bem Estar, TV Globo, 24/06/13)

    Programa Bem Estar, da TV Globo, exibe matéria sobre tratamento da fissura labiopalatina. Reportagem: Giuliano Tamura

  • Fissura labiopalatina (Hoje em Dia, Rede Record)

    Quadro "Você e o doutor", do Programa Hoje em Dia, da Rede Record, destaca cuidados com bebês com fissura labiopalatina

  • Fissura labiopalatina (Hoje em Dia, Rede Record, 16/11/11)

    Record faz reportagem especial sobre fissura labiopalatina. Confira!

  • Centrinho tatuado (Jornal da Cidade, Bauru, 13/04/12)

    A história de Gabriela Oliveira da Silva, 22 anos, gaúcha, moradora de Pelotas, não é só de recuperação de saúde, vida social e gratidão, mas também de homenagem ao tratamento que recebeu nos últimos 20 anos no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP (HRAC/USP) de Bauru, conhecido como Centrinho.

  • Estadão

    Hospitais paulistas que atendem pacientes de todo o país foram destaque em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. Clique na imagem acima e confira a matéria na íntegra, que também aborda o trabalho do Centrinho-USP.

  • Imprensa destaca 20 anos do implante coclear no Brasil

    Dia 14/5/2010, reportagem foi destaque no programa Direto da Redação, veiculado nacionalmente pela Record News

  • “Jornal Mural”: leia nosso informativo de Comunicação Interna

    Essa é uma publicação semanal do Centrinho-USP, parte das estratégias de comunicação interna do Hospital.
  • Nossa instituição

    Hospital universitário, vinculado à Universidade de São Paulo, público, fundado em junho de 1967, que oferece tratamento integral nas áreas de anomalias craniofaciais e deficiências auditivas, pelo SUS, por meio de equipe multidisciplinar.

  • PARCEIROS

Centrinho-USP: Projeto TOPS reúne pesquisadores internacionais em Bauru

reuniao_tops-1Bauru sedia nesta semana, de 3 a 7 de outubro, reunião internacional do Projeto TOPS (Timing of Primary Surgery for Cleft Palate, ou: Cronologia da Cirurgia Primária da Fissura de Palato, em português), um estudo clínico randomizado desenvolvido por 22 centros especializados do Reino Unido, Escandinávia e Brasil – representado pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP. A pesquisa multicêntrica investiga qual a melhor idade para cirurgia primária de palato (6 ou 12 meses) e o impacto no desenvolvimento da fala, audição e crescimento facial.

A professora Inge Elly Kiemle Trindade, coordenadora do Projeto pela USP, explica que a reunião é a segunda etapa das avaliações de amostras de fala de pacientes aos 12 meses (a primeira aconteceu no mês de março, em Manchester, na Inglaterra). “Trata-se de um método translinguístico de avaliação, em que as amostras de fala têm sons equivalentes e podem ser avaliadas por pesquisadores das diferentes línguas envolvidas no projeto”. A metodologia propicia reprodutibilidade e maior confiabilidade do julgamento perceptivo entre diferentes avaliadores.

Participam do encontro em Bauru o coordenador geral do Projeto TOPS, professor William Shaw, da University of Manchester (Inglaterra) e do Centro Colaborativo para Pesquisas em Anomalias Craniofaciais da Organização Mundial da Saúde (OMS); a coordenadora do TOPS no Brasil, professora Inge Trindade; as coordenadoras na área de fonoaudiologia, professora Christina Persson, da University of Gothenburg (Suécia), e professora Elisabeth Willadsen, da University of Copenhagen (Dinamarca); e as fonoaudiólogas do Projeto pelo HRAC: professora Ana Paula Fukushiro, Cristina Guedes de Azevedo Bento Gonçalves, Haline Coracine Miguel, Renata Paciello Yamashita e Sílvia Helena Alvarez Piazentin Penna.

reuniao_tops-2Durante a semana, também acontecem reuniões com os membros das demais áreas do HRAC que integram o TOPS (cirurgia plástica, otorrinolaringologia, odontologia, serviço social e equipe de apoio administrativo), além de planejamento para os próximos cinco anos pelos coordenadores do Projeto.

A pesquisa também vai avaliar as crianças aos três e cinco anos de idade, quanto ao progresso da fala e da audição e quanto ao desenvolvimento físico (crescimento craniofacial). De acordo com a professora Inge Trindade, os 155 pacientes do HRAC que participam do estudo já foram operados, conforme planejado. “Neste momento, estamos finalizando as avaliações aos 12 meses, já temos parte das avaliações de crianças aos três anos e uma de criança aos cinco anos”, relata. Com convênio renovado neste ano com a University of Manchester, o TOPS tem financiamento do National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos.

Fotos: Álvaro Campoy Neto e Márcio Antonio da Silva, SerCom HRAC-USP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: