• Blog oficial do Centrinho-USP

    Este é o Blog oficial do Hospital Centrinho-USP, criado pela equipe do Serviço de Comunicação (SerCom). Compartilhe as informações contidas aqui. Nosso objetivo é divulgar os serviços desta unidade da USP.
  • TV TEM destaca o trabalho do Centrinho na série ‘Joias do Interior’

    Neste novo vídeo, quem conta sua história e fala sobre o tratamento é a jovem Gabriela Viana e sua mãe, Claudinéia, de Bauru. Clique na imagem e confira!

  • Dia a dia do Hospital (Jogo de Cintura, TV TEM, 04/10/14)

    O dia a dia do Centrinho-USP. Histórias de gente que é exemplo de superação, dedicação e alegria!

  • Primeiros sons (Fantástico, TV Globo, 07/09/14)

    Crianças escutam pela 1ª vez e têm reações emocionantes

  • Sistema FM (TEM Notícias, TV TEM)

    Teste

    Centrinho usa sistema FM para facilitar aprendizado de crianças com problemas auditivos. Reportagem: Evandro Cini

  • Implante Coclear (Encontro com Fátima Bernardes, TV Globo, 11/11/14)

    Encontro com Fátima Bernardes mostra tecnologias que auxiliam a vida de pessoas com deficiência, como a do pequeno Enzo, usuário de implante coclear

  • Fissura labiopalatina (Bem Estar, TV Globo, 24/06/13)

    Programa Bem Estar, da TV Globo, exibe matéria sobre tratamento da fissura labiopalatina. Reportagem: Giuliano Tamura

  • Fissura labiopalatina (Hoje em Dia, Rede Record)

    Quadro "Você e o doutor", do Programa Hoje em Dia, da Rede Record, destaca cuidados com bebês com fissura labiopalatina

  • Fissura labiopalatina (Hoje em Dia, Rede Record, 16/11/11)

    Record faz reportagem especial sobre fissura labiopalatina. Confira!

  • Centrinho tatuado (Jornal da Cidade, Bauru, 13/04/12)

    A história de Gabriela Oliveira da Silva, 22 anos, gaúcha, moradora de Pelotas, não é só de recuperação de saúde, vida social e gratidão, mas também de homenagem ao tratamento que recebeu nos últimos 20 anos no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP (HRAC/USP) de Bauru, conhecido como Centrinho.

  • Estadão

    Hospitais paulistas que atendem pacientes de todo o país foram destaque em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. Clique na imagem acima e confira a matéria na íntegra, que também aborda o trabalho do Centrinho-USP.

  • Imprensa destaca 20 anos do implante coclear no Brasil

    Dia 14/5/2010, reportagem foi destaque no programa Direto da Redação, veiculado nacionalmente pela Record News

  • “Jornal Mural”: leia nosso informativo de Comunicação Interna

    Essa é uma publicação semanal do Centrinho-USP, parte das estratégias de comunicação interna do Hospital.
  • Nossa instituição

    Hospital universitário, vinculado à Universidade de São Paulo, público, fundado em junho de 1967, que oferece tratamento integral nas áreas de anomalias craniofaciais e deficiências auditivas, pelo SUS, por meio de equipe multidisciplinar.

  • PARCEIROS

Eventos na USP Bauru discutem terceiro setor e inclusão social

2016_04_01_peca_teatral

Foto: Julia Parpulov

Programação conta com peça teatral que aborda universo da fissura labiopalatina e apresentações musicais de pacientes

Nos dias 7 e 8 de abril, o campus da USP em Bauru vai sediar dois eventos que visam discutir o terceiro setor, inclusão social e ações para o fortalecimento de associações de pacientes com fissura labiopalatina ou deficiência auditiva. A organização é do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, Rede Nacional de Associações de Pais e Pessoas com Fissura Labiopalatina (Rede Profis) e Sociedade de Promoção Social do Fissurado Lábio-Palatal (Profis) de Bauru.

O XII Encontro da Rede Profis acontece no dia 7 de abril, quinta-feira, das 8h às 18h, no auditório da Biblioteca da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP. No período da manhã, serão apresentadas iniciativas de apoio à Rede Profis – como a venda das agendas “A luz do teu sorriso” e das camisetas “As fissuradas” – e experiências das associações espalhadas pelo Brasil. Também haverá depoimentos de pacientes que concluíram o processo de reabilitação e que vão compartilhar suas trajetórias e experiências.

No período da tarde, acontecerão duas mesas-redondas, “Mapeamento dos serviços de saúde e reabilitação na área das anomalias craniofaciais e deficiência auditiva no Brasil” e “Elo Clube: Franquia Social, Captação de Recursos e Mídias Sociais”. Será realizada ainda a assembleia geral da Rede Profis, com apresentação de contas e balanço e eleição de nova diretoria para o biênio 2016-2018.

Entre os convidados, além de pacientes e membros da equipe do Centrinho-USP, Rede Profis e Profis Bauru, estão: Daniela Barbosa, mestre em Ciências da Reabilitação pelo Centrinho-USP, professora assistente do curso de Fonoaudiologia da Universidade Norte do Paraná (Unopar), fonoaudióloga do Centro de Apoio e Reabilitação dos Portadores de Fissura Lábio-Palatal de Londrina e Região (Cefil) e da Rede As Fissuradas, e voluntária da Operação Sorriso Brasil; e o psicólogo Nelson Antônio de Barros Júnior e o advogado Renato Bueno de Souza Filho, da Elo Clube Assessoria e Captação de Recursos para o Terceiro Setor.

Já no dia 8 de abril, sexta-feira, será realizado o Curso Terceiro Setor e Inclusão Social. O evento acontece das 7h30 às 17h30, no Teatro Universitário da FOB-USP. “O terceiro setor e o novo marco regulatório” será o tema da palestra da manhã, ministrada pelo administrador Carlos Emanuel de Campos Silva, da Audisa Auditoria e Consultoria.

À tarde, a programação prossegue com a palestra “Soluções digitais: Marketing tradicional e digital (crowdfunding)”, ministrada pelo publicitário Alexandre Carvalho, pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), mestre em Comunicação pela Unesp e professor do FIAM-FAAM Centro Universitário.

Encerrando o curso, haverá a mesa-redonda “A Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência)”, com a participação de Wederson Rufino dos Santos, coordenador-geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal (por videoconferência), e do advogado Eduardo Jannone da Silva, coordenador da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB Bauru e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude) de Bauru.

As aberturas e intervalos dos eventos vão contar com diversas apresentações musicais de pacientes do Centrinho-USP. Além de incrementar a programação cultural dos eventos, o intuito é mostrar e estimular talentos.

O XII Encontro da Rede Profis e o Curso Terceiro Setor e Inclusão Social são voltados a dirigentes, representantes e voluntários de associações de pais e pessoas com anomalias craniofaciais ou deficiências auditivas e de entidades do terceiro setor, além de profissionais, alunos, residentes e estagiários da USP Bauru e demais interessados.

Inscrições e programação completa pelo site www.centrinho.usp.br/eventos/info. As inscrições promocionais serão recebidas também nos dias dos eventos. Mais informações pelo e-mail eventos.hrac@usp.br ou telefone (14) 3235-8437.

‘O menino que não sabia chorar’
Como parte da programação, o campus da USP em Bauru vai receber o espetáculo teatral “O menino que não sabia chorar”. O musical infantil será encenado no dia 7 de abril, quinta-feira, às 20h, no Teatro Universitário da FOB-USP.

Inspirado na história real do pequeno Bento – que nasceu com fissura labiopalatina e não teve o canal lacrimal de um dos olhos formado –, o espetáculo é uma aventura musical do menino e de sua irmã, Clarice, em busca do seu choro.

No caminho, eles encontram personagens muito divertidos que tentam fazer o garoto chorar: o vovô Caruso (inspirado no avô de Bento, o ator Marcos Caruso), que tem em casa um medidor de felicidade; o roqueiro Jimmy Joe; o temido cangaceiro Deoclécio Jirimum e o médico Dr. Cesar. Mas o que eles conseguem mesmo é provocar muitas risadas com suas invenções mirabolantes.

Para falar da realidade do filho de forma poética, a artista plástica Luiza Pannunzio criou o personagem O Menino que Não Sabia Chorar, que, com suas ilustrações e textos, ganhou milhares de seguidores na página “As Fissuradas” nas redes sociais. E foi pela internet que a dramaturga Paula Autran conheceu a história de Bento e decidiu levá-la para os palcos com muita poesia, música e aventura, chamando a atenção para o tema da fissura labiopalatina.

Com duração de 50 minutos, a peça tem dramaturgia de Paula Autran, direção geral de Fabio Brandi Torres, direção musical e trilha original do maestro Marcelo Amalfi e ilustrações e figurino de Luiza Pannunzio. No elenco estão Camila dos Anjos, Denis Antunes, Gabriela Fortanell e Geraldo Rodrigues.

Os convites para o espetáculo estão à venda na Profis Bauru, por R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada). Pessoas com deficiência têm entrada gratuita na compra de um ingresso para acompanhante. Mais informações sobre convites pelo e-mail redeprofis@gmail.com ou pelo telefone (14) 3234-5699.

A FOB-USP fica localizada na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, e a Profis Bauru, na Rua Sílvio Marchione, 3-55, Vila Universitária, em frente ao Centrinho-USP.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: