• Blog do HRAC Centrinho-USP

    Este é o Blog oficial do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP), mantido pela Assessoria de Imprensa da instituição.
  • Na mídia‬:

  • TV TEM: Reportagem especial mostra principais pontos de Bauru

    HRAC/Centrinho-USP é destaque em matéria especial dos 120 anos de Bauru. Principais pontos da cidade foram escolhidos pelos telespectadores.

  • HRAC/Centrinho na série ‘Joias do Interior’, da TV TEM

    Neste novo vídeo, quem conta sua história e fala sobre o tratamento é a jovem Gabriela Viana e sua mãe, Claudinéia, de Bauru. Clique na imagem e confira!

  • Dia a dia do Hospital (Jogo de Cintura, TV TEM, 04/10/14)

    O dia a dia do Centrinho-USP. Histórias de gente que é exemplo de superação, dedicação e alegria!

  • Primeiros sons (Fantástico, TV Globo, 07/09/14)

    Crianças escutam pela 1ª vez e têm reações emocionantes

  • Sistema FM (TEM Notícias, TV TEM)

    Teste

    Centrinho usa sistema FM para facilitar aprendizado de crianças com problemas auditivos. Reportagem: Evandro Cini

  • Implante Coclear (Encontro com Fátima Bernardes, TV Globo, 11/11/14)

    Encontro com Fátima Bernardes mostra tecnologias que auxiliam a vida de pessoas com deficiência, como a do pequeno Enzo, usuário de implante coclear

  • Fissura labiopalatina (Bem Estar, TV Globo, 24/06/13)

    Programa Bem Estar, da TV Globo, exibe matéria sobre tratamento da fissura labiopalatina. Reportagem: Giuliano Tamura

  • Fissura labiopalatina (Hoje em Dia, Rede Record)

    Quadro "Você e o doutor", do Programa Hoje em Dia, da Rede Record, destaca cuidados com bebês com fissura labiopalatina

  • Fissura labiopalatina (Hoje em Dia, Rede Record, 16/11/11)

    Record faz reportagem especial sobre fissura labiopalatina. Confira!

  • Centrinho tatuado (Jornal da Cidade, Bauru, 13/04/12)

    A história de Gabriela Oliveira da Silva, 22 anos, gaúcha, moradora de Pelotas, não é só de recuperação de saúde, vida social e gratidão, mas também de homenagem ao tratamento que recebeu nos últimos 20 anos no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP (HRAC/USP) de Bauru, conhecido como Centrinho.

  • Estadão

    Hospitais paulistas que atendem pacientes de todo o país foram destaque em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. Clique na imagem acima e confira a matéria na íntegra, que também aborda o trabalho do Centrinho-USP.

  • Imprensa destaca 20 anos do implante coclear no Brasil

    Dia 14/5/2010, reportagem foi destaque no programa Direto da Redação, veiculado nacionalmente pela Record News

  • “Nosso Mural” informativo de comunicação interna

    Essa é uma publicação semanal do Centrinho-USP, parte das estratégias de comunicação interna do Hospital.
  • A instituição

    Hospital localizado em Bauru (SP), Brasil, que oferece tratamento integral nas áreas de anomalias craniofaciais, síndromes associadas e deficiências auditivas via Sistema Único de Saúde (SUS).

  • Instituições parceiras

no Centrinho: Workshop traz técnicas cirúrgicas em busca de melhores resultados na reabilitação das fissuras

O “1º Workshop de Cirurgias Primárias do HRAC-USP” reuniu em Bauru, de 25 a 27 de maio, mais de 30 cirurgiões plásticos e cirurgiões bucomaxilofaciais de diversos estados do país, como Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e também do Distrito Federal.

Segundo o médico Eudes Soares de Sá Nóbrega, chefe da Seção de Cirurgia Plástica do Centrinho-USP e coordenador do evento, o objetivo foi reunir grandes expoentes do Brasil na área de reabilitação das fissuras labiopalatinas para compartilhar técnicas cirúrgicas e condutas que propiciem os melhores resultados aos pacientes. “Essa troca de conhecimento e experiência entre os profissionais é importante porque permite que os diversos centros especializados do país estejam em sintonia com o que há de melhor para o tratamento”, ressalta.

O Workshop contou com aulas teóricas e práticas, discussões e cirurgias com transmissão simultânea aos participantes. O evento abordou técnicas que trazem melhor qualidade de cicatriz e resultado na cirurgia para reparação labial e que são menos traumáticas na cirurgia de enxerto ósseo na região da gengiva. Trouxe ainda um panorama atual da labiorrinoplastia (cirurgia plástica de nariz durante a reparação primária do lábio).

“Um grande diferencial foi a oportunidade de observar na prática, na realização de uma cirurgia, a aplicação de um conceito teórico visto anteriormente. Essa associação direta entre teoria e prática torna o aprendizado muito mais enriquecedor”, afirma o cirurgião plástico Jorge Luiz de Almeida Teixeira, da Sociedade Especializada no Atendimento ao Fissurado do Estado de Sergipe (Seafese) e do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Essa experiência também foi importante para aperfeiçoar nossas táticas cirúrgicas, para que as técnicas sejam aplicadas mais facilmente”.

Já o cirurgião bucomaxilofacial Nicolau Babadopulos, da Associação Beija-Flor – Centro de Reabilitação das Deformidades Faciais do Ceará (Funface), destaca a importância da programação contemplar a área de cirurgia bucomaxilofacial. “Foi uma excelente oportunidade de atualização que certamente aprimora nosso trabalho junto aos nossos pacientes”.

Os especialistas convidados foram: Celso Luiz Buzzo, cirurgião plástico do Hospital Sobrapar (de Campinas-SP); Henrique Pessoa Ladvocat Cintra, cirurgião plástico e professor do curso de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da PUC-Rio; e Renato da Silva Freitas, cirurgião plástico e craniofacial do Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Labiopalatal (CAIF, de Curitiba-PR) e docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O cirurgião plástico Eudes Nóbrega, coordenador do Workshop, aproveita para agradecer os professores, participantes e toda a equipe do Centrinho-USP envolvida. “O sucesso desse evento só foi possível com a colaboração e apoio de todos”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: