• Blog oficial do Centrinho-USP

    Este é o Blog oficial do Hospital Centrinho-USP, criado pela equipe do Serviço de Comunicação (SerCom). Compartilhe as informações contidas aqui. Nosso objetivo é divulgar os serviços desta unidade da USP.
  • TV TEM destaca o trabalho do Centrinho na série ‘Joias do Interior’

    Neste novo vídeo, quem conta sua história e fala sobre o tratamento é a jovem Gabriela Viana e sua mãe, Claudinéia, de Bauru. Clique na imagem e confira!

  • Dia a dia do Hospital (Jogo de Cintura, TV TEM, 04/10/14)

    O dia a dia do Centrinho-USP. Histórias de gente que é exemplo de superação, dedicação e alegria!

  • Primeiros sons (Fantástico, TV Globo, 07/09/14)

    Crianças escutam pela 1ª vez e têm reações emocionantes

  • Sistema FM (TEM Notícias, TV TEM)

    Teste

    Centrinho usa sistema FM para facilitar aprendizado de crianças com problemas auditivos. Reportagem: Evandro Cini

  • Implante Coclear (Encontro com Fátima Bernardes, TV Globo, 11/11/14)

    Encontro com Fátima Bernardes mostra tecnologias que auxiliam a vida de pessoas com deficiência, como a do pequeno Enzo, usuário de implante coclear

  • Fissura labiopalatina (Bem Estar, TV Globo, 24/06/13)

    Programa Bem Estar, da TV Globo, exibe matéria sobre tratamento da fissura labiopalatina. Reportagem: Giuliano Tamura

  • Fissura labiopalatina (Hoje em Dia, Rede Record)

    Quadro "Você e o doutor", do Programa Hoje em Dia, da Rede Record, destaca cuidados com bebês com fissura labiopalatina

  • Fissura labiopalatina (Hoje em Dia, Rede Record, 16/11/11)

    Record faz reportagem especial sobre fissura labiopalatina. Confira!

  • Centrinho tatuado (Jornal da Cidade, Bauru, 13/04/12)

    A história de Gabriela Oliveira da Silva, 22 anos, gaúcha, moradora de Pelotas, não é só de recuperação de saúde, vida social e gratidão, mas também de homenagem ao tratamento que recebeu nos últimos 20 anos no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP (HRAC/USP) de Bauru, conhecido como Centrinho.

  • Estadão

    Hospitais paulistas que atendem pacientes de todo o país foram destaque em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. Clique na imagem acima e confira a matéria na íntegra, que também aborda o trabalho do Centrinho-USP.

  • Imprensa destaca 20 anos do implante coclear no Brasil

    Dia 14/5/2010, reportagem foi destaque no programa Direto da Redação, veiculado nacionalmente pela Record News

  • “Jornal Mural”: leia nosso informativo de Comunicação Interna

    Essa é uma publicação semanal do Centrinho-USP, parte das estratégias de comunicação interna do Hospital.
  • Nossa instituição

    Hospital universitário, vinculado à Universidade de São Paulo, público, fundado em junho de 1967, que oferece tratamento integral nas áreas de anomalias craniofaciais e deficiências auditivas, pelo SUS, por meio de equipe multidisciplinar.

  • PARCEIROS

‘Dia do Abraço’ no Centrinho-USP: boas emoções e surpresas

“Hoje meu coração se encheu de vida e alegria. Há 35 anos não recebia abraços tão carinhosos, ganhei o dia”, contou dona Jacira Oliveira Marciano, 78. Ao lado dela, Maria Irene Bachega, do Centrinho, e Ezequiel Vaz, do CVV

“Hoje meu coração se encheu de vida e alegria. Há 35 anos não recebia abraços tão carinhosos, ganhei o dia”, contou dona Jacira Oliveira Marciano, 78. Ao lado dela, Maria Irene Bachega, do Centrinho, e Ezequiel Vaz, do CVV

Ela chegou de mansinho. Com simplicidade, pediu informação sobre aonde deveria se dirigir para o atendimento com o otorrinolaringologista. Antes de ser acompanhada até o local, teve o dia transformado. Explicaram-lhe que era o Dia do Abraço. “Nossa, que coisa boa. Há muito tempo não recebo um”. Ganhou um montão de abraços de membros do Grupo de Trabalho da Humanização (GTH) do Centrinho-USP, funcionários do Hospital e do campus e voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Bauru.

“Hoje meu coração se encheu de vida e alegria. Há 35 anos não recebia abraços tão carinhosos, ganhei o dia”, relatou a viúva Jacira Oliveira Marciano, 78 anos, de Bauru. Foi neste clima de boas emoções e surpresas que foram distribuídos centenas de abraços a quem passava pela portaria de funcionários da Rua Sílvio Marchione na sexta-feira, 22 de maio.

A atividade integrou a campanha “CVV abraça Bauru”, promovida pelo CVV Bauru com o objetivo de alertar a população sobre a questão do suicídio e reforçar a importância do abraço, do carinho e da aproximação entre as pessoas.

Segundo Ezequiel Vaz, coordenador de divulgação do CVV Bauru, a iniciativa visa ainda chamar a atenção da sociedade sobre a importância do voluntariado e do serviço realizado pela entidade para oferecer apoio emocional às pessoas e prevenir os casos de suicídio. Em Bauru, de acordo com reportagem do Jornal da Cidade, só em 2014 foram registrados 14 suicídios e outras 50 tentativas.

Ao longo do dia, o CVV Bauru realizou ações em diversos pontos e instituições da cidade, como o Terminal Rodoviário, escola Ernesto Monte, avenida Getúlio Vargas, Batista de Carvalho, Sorri, Vila Vicentina e campus USP-Bauru.

Para Maria Irene Bachega, presidente do GTH e ouvidora do Centrinho-USP, além da importância de apoiar a campanha e o nobre trabalho da entidade, foi gratificante ver o quanto um gesto simples como o abraço pode melhorar o dia e o ânimo das pessoas. “Um gesto de carinho tem um poder transformador. É essencial tanto àquele que está sendo cuidado como a quem cuida”.

A presidente do GTH do Centrinho-USP destaca ainda que a atividade foi muito bem recebida pelos funcionários. “Tivemos um retorno muito positivo dos colegas de trabalho. Aqueles que tiverem ideias de ações simples como essa e que trazem qualidade ao ambiente de trabalho podem enviar sugestões ao Grupo de Trabalho da Humanização”. O contato pode ser feito pessoalmente (no 1º andar da Unidade 2), pelo ramal 358306 ou pelo e-mail ouvidoriahrac@usp.br.

Veja as fotos do ‘Dia do Abraço’ no Facebook do Centrinho-USP

Serviço

Em Bauru, o CVV atende todos os dias, das 15h às 23h, pelos telefones 3222-4111 e 141. O e-mail é bauru@cvv.org.br. Para saber mais sobre a entidade ou como ser um voluntário, acesse www.cvv.org.br.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: